Profissional Liberal

Dia Nacional do Administrador

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Data Nove de setembro é comemorado o "Dia Nacional do Administrador". Foi nesta data, em 1965, que foi assinada a Lei nº 4769, que criou a profissão.
O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 9 de dezembro de 1968.

Dicas do profissional
Atualmente, as empresas e seus administradores apostam na valorização de pessoas, fazendo um caminho contrário ao vivido na Revolução Industrial, iniciada no século 18 na Inglaterra, quando o humano passou a ser desprezado perante o mecânico. O movimento ganhou o mundo um século depois e muitos trabalhadores foram massacrados.
A professora e coordenadora do curso de Administração do Unirondon, Catarina Zeitounlian, destaca que a ideia é manter os "talentos" nas empresas, sempre com foco no Recursos Humanos e valorização. Ela caracteriza como "talento" o profissional proativo, com iniciativa, interessado, empreendedor, qualificado, sempre pensando em ajudar a empresa crescer. Essa lista de adjetivos faz diferença no mercado. E para não perder esse "talento", os empresários estão dispostos a valorizá-lo. A professora destaca que não adianta ter uma estrutura forte de maquinários sem ter quem faça a parte humana, daí o interesse em manter este funcionário competente.
Catarina afirma que os melhores profissionais conseguem o feito por meio de muito esforço, estudo e qualificação. "São pessoas mais dedicadas, estão sempre se atualizando, demonstram compromisso com o que fazem. As empresas adoram este tipo de profissional, que ajuda no crescimento do local e com isso cresce junto".

Fique atento
Através do registro, o Bacharel em Administração torna-se habilitado legalmente para exercer a profissão. Além de ser uma obrigação legal, o registro no Conselho representa um ato de consciência e valorização da profissão. O campo de atuação do Administrador é amplo e pode ser encaixado nas mais diversas áreas. Conforme o regulamento da profissão (61.934/67), "o Administrador, como profissão, liberal ou não, deve ter compromisso com elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização".

Formação
Pela abrangência profissional e importância indispensável no mercado, o curso de Administração está presente na maioria das universidades do Brasil, com destaque para a Fundação Getúlio Vargas, que é bastante conceituada, especialmente, na área da Pós-Graduação.
No Estado, tanto a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), quanto a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferecem o curso.
As particulares mais conhecidas também formam profissionais da área, entre elas a Universidade de Cuiabá (Unic), Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Fonte: A Gazeta - Cuiabá - MT em 2010

Pesquisar

Portal desenvolvido por uma equipe de Profissionais Liberais com o objetivo de aproximar profissionais de diversas áreas e disponibilizar informações relacionadas as profissões, empregos, qualificações, cursos, serviços e informações diversas, para ajudar profissionais de todas as áreas.

Fale conosco

Cursos e projetos profissionais e organizacionais.

Contato

Hospedado por

Provedor de Hospedagem A2 Hosting

© 2017 Profissional Liberal. Todos os direitos Reservados.