Oportunidades

Oportunidades

 
 
Aumenta oferta de empregos na fronteira Imprimir E-mail
Notícias - Sebrae
Escrito por O Progresso - Dourados - MS   
Qui, 29 de Outubro de 2009 10:53

Ponta Porã apresenta números positivos no emprego formal, segundo dados do Ciat
Eder Rubens

A fronteira vem apresentando números otimistas em relação ao mercado de trabalho, com o aumento da oferta de empregos em diversos setores de serviços em Ponta Porã e no comércio de Pedro Juan Caballero.

Mesmo com a crise que alcançou vários países e que também incomodou o Brasil na metade deste ano, a economia parece equilibrada e demonstra reação com investimentos significativos nos setores de produção e a instalação de diversas indústrias em Ponta Porã.

No lado brasileiro a boa notícia fica por conta do aumento do emprego formal, onde o trabalhador atua com carteira assinada, com direitos garantidos em lei e que somente nos últimos meses tem demonstrando considerável elevação, passando de 80 para 160 vagas mensalmente.

O Coordenador do Ciat - Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador em Ponta Porã, Alexandre Nunes, confirmou o bom momento vivenciado, através dos números de vagas disponíveis em Ponta Porã.

"Houve sem dúvida um acréscimo de até cem por cento, nestes últimos meses na oferta de emprego, principalmente no âmbito formal. Estes números nos deixa otimista, comprovando o bom momento da economia local" explicou Alexandre.

Ele lembrou ainda que a instalação de indústrias e a chegada de novas empresas tem contribuído para esta realidade, mas o fator qualificação profissional é fundamental para conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho formal. "Graças aos diversos cursos de qualificação profissional oferecido pelo Ciat em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã, Sebrae e outras instituições, o perfil do trabalhador da fronteira também tem mudado, com a busca constante pelo aprendizado técnico e profissional, para se firmar no competitivo mercado de trabalho" frisou.

Recentemente uma concessionária de veículos que estará abrindo as portas em Ponta Porã, abriu 11 vagas para o emprego formal, oferecendo bons salários, mas que exige qualificação e mão de obra especializada.

O emprego informal também vive um bom momento neste fim de ano, principalmente no setor de comércio que abriu vagas para o emprego temporário que deve ter um aumento de até 20% ao número existente e 8% se comparado ao mesmo período do ano passado. Atualmente o comércio é o segundo maior empregador do município com 1.300 trabalhadores.

Somente neste mês de outubro foram oferecidas 240 vagas de emprego formal e informal pelo Ciat de Ponta Porã.

A rede de hotéis e restaurantes, ajudou a representar um aumento na oferta de emprego informal, principalmente pela abertura da alta temporada de compras no Paraguai, com o dólar baixo, estes setores de serviços, apresentam aumento em sua demanda, abrindo vagas para recepcionistas, atendentes, boys, camareiras, cozinheiras e garçons.

Dados do Ciat apontam para um aumento de 50% nas vagas oferecidas pelos restaurantes e hotéis. "Houve um aumento significativo, este fenômeno se deve ao aumento do fluxo de turistas que escolhem estes serviços no lado brasileiro da fronteira e também ao chamado turismo de eventos, por conta do Motorcycle neste mês de novembro" salientou Alexandre Nunes.

Em Pedro Juan Caballero, onde o chamado turismo de compras, movimenta a economia do país vizinho, a oferta de empregos temporários ou Período de Prova, como prevê a legislação paraguaia, permite o ingresso de funcionários no período de 120 dias.

Segundo dados da Câmara do Comércio do Paraguai, a oferta de empregos deve aumentar em cerca de 10% sobre o total de trabalhadores já existentes no comércio de Pedro Juan Caballero.

A boa notícia é que diferente do lado brasileiro da fronteira, a efetivação dos trabalhadores em Período de Prova, deve chegar em 60% dos empregados contratados.

 

Educação Superior